os melhores álbuns de 2024

(na minha opinião)


oi! quanto tempo. durante esse ano que passou, fiquei meio afastado desse projeto de blog (agora refeito!!!). sei que tô escrevendo isso no finalzinho de janeiro, mas acho que nunca é tarde pra recomendar música boa. então, sem mais delongas, aqui vai a lista dos álbuns lançados em 2024 que eu mais curti ouvir! xD. uma lista extremamente pessoal e sem se apegar em detalhes técnicos até pq não sou crítico de bosta nenhuma (e nem pretendo ser!)


1. sonhos que nunca morrem (Adorável Clichê)

eu estaria sendo emocionado se dissesse que esse talvez já tenha se tornado um dos meus álbuns preferidos da vida toda? sim, mas e daí? sonhos que nunca morrem foi uma experiência única pra mim. esse álbum me acompanhou durante vários processos de mudanças bastante drásticas que aconteceram comigo nesse ano, e parece que pra cada uma delas tinha uma música que conversava comigo sobre isso. foi uma das vezes em que só "bateu" e eu gostei do que tava ouvindo logo de cara, com todas as faixas. e como eu fiquei feliz que isso aconteceu, afinal, já tava esperando por esse álbum há ANOS (eles souberam cozinhar bastante com vários singles que continuaram sendo apenas singles).

as coisas mudam pra melhor
e eu me agarro a isso
porque eu não aguento mais tantos finais
as despedidas se tornaram tão banais
que às vezes me pergunto
se ainda sinto alguma coisa
além desse vazio que me corrói
a indiferença é o que destrói
qualquer senso de caminho
e o que me faz sempre esperar

Adorável Clichê - as coisas mudam pra melhor

2. Siamês (Chococorn and the Sugarcanes)

eh o emo caipira mesmo, né? não tem jeito. chococorn é uma das bandas em que me orgulho de dizer que acompanho desde a primeira música publicada deles, em 2021. a partir daí, foi e tem sido muito massa acompanhar a evolução deles conforme os EPs e as demos no soundcloud. o single dom bosco s.a foi um marco pra cena, não teve quem não ficasse ansioso pro álbum sair logo depois de sair essa pedrada. e não podia ser diferente, siamês é um álbum do caralho. um grito do crescimento para a fase de "jovem-adulto": a aprovação no vestibular, tirar a carteira de motorista, não se sentir encaixado em sua cidade e pensar muito antes de fazer um tweet que não machuque alguém demais. ta aí um álbum que me acompanhou em vários rolês de bicicleta sentindo o sol e o vento na cara.

então as ruas da cidade pareceram mais minhas
onde os buracos seriam minhas cicatrizes
e os buracos da nova cidade
se tornariam então, feridas
por que acordes na guitarra não fizeram o tempo parar
o grave do baixo não fez as coisas pararem de vir
e no próximo show, eu pularei e dançarei tanto

Chococorn and the Sugarcanes - Kaworu

3. TUDO ACONTECE AGORA PT.1 (O Grilo)

a experiência com esse aqui foi surreal, e eu devo muito à oportunidade que eu tive de assistir ao show da turnê de lançamento do álbum! me juntei a dois amigos e compramos os ingressos antes mesmo de eu ter escutado o álbum direito. já acompanhava a banda há bastante tempo também, e sempre foi um sonho ir num show deles. e aconteceu. uma semana antes de viajar resolvi dar uma escutada no álbum enquanto fazia umas tarefas de casa, e o tempo passou rápido demais. depois, escutei de novo numa ida ao centro durante uma tarde ensolarada e simplesmente caiu como uma luva para aquela situação. agora, sobre o álbum. confesso que ainda não escutei a segunda parte que saiu em novembro, mas essa primeira já foi o bastante pra mim considerar o melhor trabalho dos "menino novo" dO Grilo. as músicas conversam entre si, mesmo sobre temas meio água com açúcar às vezes, a capacidade de composição lírica do pedro martins torna tudo excepcional.

já não me faz bem
compor uma canção de amor sem ter alguém
que faça dela tema de novela
pra todo mês pingar uma bolada
cantar do meio da arquibancada
essa canção que quase foi pra ela
daí levar a minha namorada pra Ilha Bela

O Grilo - Já Não Me Faz Bem

4. Não Leve a Mal (PLUMA)

...parece que vai ter um artista se repetindo nessa lista. pluma é uma banda que divide o baterista (lucas "tx" teixeira) com o grilo, e ano passado eles lançaram o álbum MANEIRÍSSIMO que é "não leve a mal". num ritmo bem frenético, juntando pop com jazz com eletrônica com sabe-se-mais-o-quê esse álbum me pegou principalmente no momento em que ouvi "Corrida!", minha faixa preferida do disco (e talvez de toda essa lista). a identidade visual e estilo que essa banda carrega é de um extremo bom gosto, eles sabem demais conduzir quem tá ouvindo nessa pegada groovy única. além do mais, não poderia deixar de ressaltar o quão boas são as harmonias escolhidas nesse álbum: é duma chiqueza de outro nível que no fim acaba casando muito bem com a proposta experimental-pop deles.

pouco criativo
o fim do enredo
não posso recomendar
muito bem escrito
mas no fundo o texto
só é bom de enrolar
jogar fala fora
é desperdício
deixa o lixo acumular
até se afogar em tanto grito
um mar de mágoas pra nadar

PLUMA - Corrida!

5. Só As Melhores (Lencinho)

seria desonesto deixar esse de fora. o primeiríssimo álbum da lencinho, formada por vitor brauer + a gurizada da banda tom gangue, é, na minha opinião, REVOLUCIONÁRIO. namoral, que som único... só do fato dele ser geralmente descrito como "pagodegaze" acho que já diz muito, mas tentando pôr em palavras: dá vontade de se embalar tomando uma cervejinha e logo depois cair em lágrimas no melhor do estilo rock triste pagodeiro. recomendo pra qualquer um que, assim como eu, ama a música brasileira mas não consegue deixar de lado a síndrome de alternativo/diferentão. música boa do início ao fim.

nem lembro do seu toque
nem lembro do seu cheiro
é possível sentir saudade
do que eu não conheço mais?
não existe amor
não existe perdão
não existe artista mais triste que aquele que canta sem ter coração

Lencinho - O Gosto do Amor

6. Clancy (twenty one pilots)

por fim, teve esse aqui que é doidera. com certeza foi o álbum em que eu mais tive de digerir pra poder dizer que gostava com convicção. mas, no fim das contas, foi um baita encerramento (eu espero) pra toda essa jornada que "começou" desde o álbum blurryface (2015). pra quem não tá ligado, twenty one pilots tem uma lore enorme por de trás das músicas, com direito a mapa, enigmas e tudo o mais. clancy tem músicas incríveis, principalmente o primeiro lado do disco, mas todo ele carrega algo nas letras que só acompanhando os altos e baixos dessa história durante anos que eu pude entender.

on the ground are Banditos
fighting while i find Nico
even though i'm past the point of no return
climb the top of the tower
"show yourself" i yell louder
even though i'm past the point of no ret-
so few, so proud, so emotional
hello, Clancy

twenty one pilots - Paladin Strait

e foi isso! obrigado por ler até aqui. (◕‿◕)